Sunday, July 10, 2011

Minhas experiências terríveis ao tentar marcar uma simples mamografia nos E.U.A.

Ter convênio médico nos E.U.A. é um previlégio para poucos. A gente no Brasil ouve dizer que nos Países de 1o mundo a saúde é de graça. Bom, em Países de 1o mundo pode ser que seja mesmo, mas aqui nos E.U.A. NÃO é, isso eu lhes garanto.
Eu por exemplo faço parte dos milhões de pessoas que não tem convênio médico e nem acesso à saúde. A única coisa que consegui até hoje, e muito aos trancos a barrancos, é uma carteirinha de um hospital local que supostamente é mantido por um fundo o qual obtém e distribui verbas para programas de saúde. NÃO é um hospital público, pq isso aqui não existe. Então para usar os serviços deste hospital, as pessoas pagam o valor integral, como em qualquer hospital normal, agora, se você é pobre, ou tem a renda BEM baixa, inviávelmente baixa, daí você pode tentar se registrar lá para uma avaliação financeira, onde eles tem que constatar que você não tem dinheiro nem para comer, e assim, depois de você fornecer toneladas de documentos e explicações, você talvez consiga uma carteirinha que lhe dá direito a serviços à custo reduzido, mas NUNCA inteiramente de graça. Bom, existem 3 categorias de carteirinha, cujos pagamentos  mínimos exigidos variam de $50.00 a $90.00 dólares por serviço. Eu tenho a carteirinha de $90.00.
Detalhe, o sistema deste hospital, o qual esqueci de dizer que é uma dos poucos que tem nesta cidade, e é o maior daqui, é extremamente burocrático e complicado. Vou tentar esclarecer, primeiramente, eles exigem que você tenha um médico de família, então todo e qualquer problema de saúde que vc tenha, independente do que for, vc é obrigado a passar com ele primeiro para pegar uma guia para os outros serviços, nem que seja um simples exame de sangue. Bom, o problema é que para conseguir um médico de família quando vc obtém essa tal carteirinha, vc leva em média uns 6 meses. Posteriormente, TODAS as vezes que vc precisar marcar uma consulta com o tal médico, vai levar em média 3 a 4 meses. Isso SÓ para cumprir o protocolo e passar com o médico de família, pq na verdade, ele ainda vai ter que te encaminhar para o serviço que vc realmente precisa, tipo, um especialista ou um exame.
Além dessa dificuldade, o nível dos médicos de família que eles tem lá, é deplorável. Os que eu consegui até hoje, eram estrangeiros que NÃO falavam inglês, inclusive uma delas, não sabia dizer órgão em inglês, e dizia músculo no lugar! Se bem que na verdade o que parecia é que ela realmente não sabia a diferença entre os dois! São médicos que na verdade deixam a dúvida se eles realmente são formados em medicina nos seus países, e muito pior, como conseguem exercer a profissão aqui? Eu mesma pareço saber muito mais do que eles, já que eu acabo, durante as "consultas", sempre respondendo minhas próprias perguntas. Além dessa barbaridade toda, ainda tem o fato de que essas tais clínicas desse hospital onde esses médicos de família atendem, tem condições deploráveis, são imundas, sem infra estrutura, e com equipes COMPLETAMENTE despreparadas, sem conhecimento, sem ética alguma, e sempre sem vontade de ajudar e sem educação ALGUMA. Ah, esqueci de mencionar que mesmo com hora marcada, a média de espera para ser atendida nessas clínicas é de 4 horas!
Bom, daí, passado por isso, começa a nova missão que é a de conseguir marcar um horário para o serviço que vc REALMENTE precisava, ou seja, toda essa experiência inicial, é apenas uma imensa perda de tempo, algo desnecessário, que só serve como um grande impecílio para que vc chegue no médico ou no exame que vc REALMENTE precisa. Bom, fica ainda pior, pq à partir dai vc não tem a opção de simplesmente pegar a tal guia e marcar, vc mesma, o especialista ou o exame, pois a própria clínicas que terá fazer isso por vc, e dai vc receberá uma carta pelo correio, com a data e horário do tal serviço. Ou seja, vc não tem controle NENHUM de quando isso vai acontecer, sua saúde esta nas mãos desse tipo de gente e de sistema que eu descrevi acima!
Bom, ao precisar fazer uma mamografia anual, claro, passei por todo o drama de vir de um "médico" de família, de ser encaminhada à um ginecologista, e de esperar que o próprio consultório marcasse a mamografia. Detalhe, minha consulta com o ginecologista foi em JAN de 2011, e qdo recebi a carta com a data da mamografia pelo correio, era para MAIO! Só que infelizmente eu não pude ir na data que marcaram para mim em Maio, então comecei a ligar para o local onde o exame é feito, diretamente, tentando reagendar. Me deram então um horário para SETEMBRO! Daí eu vejo nos Jornais brasileiros, as pessoas reclamando que levam até 1 mês para conseguirem marcar uma consulta no Brasil....1 mês comparando com aqui, NÃO È NADA! Tenho ligado a cada 2 ou 3 dias para o local da mamografia para ver se consigo remarcar para uma data mais próxima, e meu Deus, que drama é tudo isso! Primeiro, geralmente ninguém atende o tel., e cai numa caixa postal, daí vc deixa uma mensagem, ninguém liga de volta, daí vc tenta, tenta, e tenta, até que uma hora eles atendem. Qdo atemdem, a pessoa, que mal fala inglês, não lhe deixa terminar sua frase, e já te coloca na espera, sem NENHUM aviso prévio, uns 15 min. depois ela volta, daí pede o num. da sua carteirinha, nome, tel, end., e tudo mais que puder perguntar para fazer vc perder o seu tempo ainda mais, e daí fala: "vc tem um horário marcado para dia 15 de Setembro..." Duhhh....isso eu sei né, justamente por isso estou ligando, se vc tivesse me deixado falar logo no início antes de me por pra esperar já teríamos passado dessa parte! Bom, daí vem o resto. "o próximo horário que temos agora é só para Novembro". Agora vcs imaginem, levar quase 1 ano para conseguir fazer uma mamografia! E isso td que relatei aqui, infelizmente não é nada atípico, pelo contrário, é EXATAMENTE assim que funciona o sistema de saúde do Jackson Memorial Hospital! Burocracia, falta de profissionais qualificados (ou que no mínimo falem inglês, o que já ajudaria muito!), locais imundos e com equipamentos velhos, médicos que não sabem nem a diferença entre músculo e órgão, demora de meses e meses, até ano, para marcar consultas e exames, pessoal totalmente sem educação, sem modos, sem paciência, sem boa vontade, enfim um verdadeiro FIASCO em todos os aspectos!
E o mais incrível de tudo isso, é que quando vc liga no número geral do hospital, tem uma gravação dizendo que este hospital está classificado como um dos 10 MELHORES DOS E.U.A.!!!!! Dá para acreditar???

No comments:

Post a Comment